Blog oficial da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro

03
Jun 13

A fava é um alimento é bastante rico em fibras, permitindo um melhor funcionamento do tubo digestivo, fluidificando a bílis, modelando a absorção dos nutrientes a nível do intestino delgado, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal favorável e regularizando o trânsito intestinal.

Há cerca de 1 ano os alunos da UNISOB participaram na apanha da fava no Passadouro no Troviscal (Oliveira do Bairro). No entanto embora estas não tenham sido as favas que apanharam a nossa professora de Culinária decidiu para comemorar 1 ano após aquele àrduo trabalho.

 

Vai um pratinho?

Favas com enchidos e ovos escalfados

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de favas
400g de chouriça, linguiça, bacon e chouriço preto
2 Ovos
1 Cebolas, 2 dentes de alho
2 Batatas médias
Azeite, sal, colorau, louro, pimenta preta q.b.

Preparação:
Descasque as favas, as batatas, a cebola e os alhos. Corte os enchidos em rodelas. Pique a cebola e os alhos e corte as batatas em cubos grandes.

Num tacho coloque um fio de azeite e junte a cebola, os alhos picados e a folha de louro. Deixe alourar. De seguida acrescente os enchidos e deixe refogar cerca de 5 minutos. Entretanto acrescente as favas e os cubos de batata. Junte um pouco de água. Tempere com sal, um pouco de colorau e de pimenta e tape o tacho.

Quando as favas estiverem quase cozidas, faça duas cavidades e adicione os ovos inteiros. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos e sirva de seguida.

Bom Apetite!

publicado por unisob às 13:14

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
19
21
22

23
25
26
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO