Blog oficial da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro

21
Out 12

A nossa universidade cada dia que passa cresce cada vez mais, tanto na sua estrutura com mais 7 alunos novos na semana transacta ou até mesmo com os 258 fãs da página oficial do FACEBOOK da UNISOB. As nossas aulas de culinária também têm sofrido um acréscimo de adeptos o que nos está a fazer ponderar a abertura de uma nova turma para facilitar a aprendizagem bem como a passagem dos ensinamentos.

Esta aula teve o privilégio de ter uma receita que os alunos fizeram e uma outra para que os alunos saibam como fazer tomate seco, um dos ingredientes necessários para elaborar esta receita.

Na aula de quinta-feira sei de conhecimento de causa que os alunos da aula de Artes Decorativas tiveram o previlégio de provar as artes dos alunos de culinária.

 

Toca a mexer senão cola!!!!
Longa se torna a espera!!!
Resultado Final

Penne com tomate seco


Ingredientes para 4 pessoas:

 

Azeite q.b.
250 g de massa penne
1 Fatia grossa de fiambre

1 Fatia grossa de bacon

1 Frasco tomate seco

Azeitonas s/ caroço q.b.

Orégãos e alho moído q.b.

1 Lata cogumelos laminados

 

Preparação:

Num tacho coloque água e deixe ferver. Tempere com sal e um fio de azeite e coza a massa até estar “al dente”. Escorra, tempere com alho moído e reserve.

Entretanto, corte o fiambre e o bacon em cubos. Pique ligeiramente o tomate seco.

Numa frigideira coloque um pouco do azeite do tomate seco. Deixe aquecer, junte os cogumelos e deixe refogar cerca de 3 minutos. Acrescente os cubos do bacon, do fiambre e junte o tomate picado. Deixe saltear mais um pouco e por fim adicione as azeitonas às rodelas. Retire do lume, envolva a massa e salpique com orégãos secos.

Sirva com uma salada de alface.

 

 

Como fazer tomate seco em casa

(no forno)

Ingredientes:

  • 20 tomates bem maduros
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colher de sopa de sal
  • 8 dentes de alho
  • 1/4 de uma cebola
  • Óleo de girassol

Como fazer:

Todos os tomates devem ser cortados ao meio, retire todo a polpa com as sementes, alinhe os tomates numa forma, misture o açúcar com uma colher de sal, coloque sobre os tomates e leve ao forno a 200ºC, cerca de uma hora e escorra todo o líquido, deixe mais uma hora no forno e repita a operação novamente. Após este processo feito três vezes vire os tomates com a abertura para baixo e deixe por mais uma hora e meia, após isto volte os tomates para a posição inicial e deixe por mais 10 minutos.

Coloque todos os tomates em num frasco de vidro para conserva, acrecente a cebola e o alho refogados com uma colher de sopa de sal, e complete o vidro com o óleo de girassol, repita até acabarem os tomates.

 

Outra forma de fazer

 (ao sol)


Ingredientes:

 

3kg de tomates bem vermelhinhos e maduros

2 Chávenas de chá de açúcar (para cortar a acidez do tomate)

2 Colheres de sopa de sal grosso

Folhas de orégão (q.b.)

 

Como fazer:

 

Comece por cortar os tomates ao meio, retirando-lhes as sementes. Coloque-os sobre uma rede ou pano absorvente, durante meia hora, com o corte virado para baixo. Assim perderão alguma água e secarão melhor e mais depressa.

Depois ponha-os sobre uma tábua ou em tabuleiros, com a superfície cortada virada para cima. Misture o Açúcar com o sal e os orégãos e polvilhe as metades de tomate, colocando-os depois ao sol. Quanto maior for a exposição melhores serão os resultados.

De vez em quando vire os tomates, para que sequem uniformemente. Recolha os tabuleiros durante a noite para que a humidade não estrague os tomates. No dia seguinte volte a pô-los ao sol. Dependendo do tamanho dos tomates e da força do sol, a secagem dura dois ou três dias. Quando estiverem bem encarquilhados, estão prontos.

Prepare frascos bem secos e limpos e encha-os com tomate seco, alguns dentes de alho esmagados e orégãos. Cubra de azeite e feche bem os frascos. Se quiser conservá-los por alguns meses, ferva os frascos bem fechados em banho-maria durante 20 minutos. Deixe arrefecer e arrume-os em lugar escuro.

Esgotados os tomates secos utilize o azeite assim perfumado para temperar saladas e outros pratos que ache adequados. 

publicado por unisob às 10:58

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
19
20

22
24
26
27

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO